sábado, 8 de março de 2008

Pela Valorização da Mulher Brasileira!

Oito de Março, blogagem coletiva pela valorização da mulher brasileira!

Hoje, oito de março, é um dia especial. Não por ser O Dia Internacional Da Mulher, fato que pouco contribui para mudanças substanciais nos valores que são atribuídos a elas. Mas por ser um dia de luta e de ouvidos dedicados inteiramente a mulheres engajadas no movimento de mudança. Mulheres que têm voz, que querem ser tratadas com respeito e que lutam por isso. Hoje (mas não só hoje), é dia de lembrar das mulheres que morreram lutando por espaço, lutando pela valorização do seu trabalho e denunciando abusos sexuais e sociais que ainda ocorrem com freqüência. A luta pelo fim do sexismo, do machismo e do patriarcado é longa e não dá sinais de acabar tão cedo. Admiro as mulheres que discursam de maneira tão incisiva e profunda nos fazendo pensar e mostrando por que elas são tão importantes. Uma sociedade mais justa e igual é bom para todos. Acreditar que isso é possível é o primeiro passo para as ações que resultam na verdadeira mudança.

Está acontecendo uma blogagem coletiva que grita pela valorização da mulher brasileira. A idéia é maravilhosa e já rendeu postagens merecedoras de atenção. Quero parabenizar a Lys do blog Universo Desconexo, que além de ter um excelente blog com textos muito interessantes sobre astronomia, movimentou de forma incrível a proposta da blogagem. São cerca de 200 blogs que aderiram a idéia, todos juntos escrevendo pela valorização da mulher brasileira.

Não deixe de conferir as postagens que estão rolando. Clique aqui para saber o que é feminismo, sexismo, patriarcado, qual a proposta política feminista e outras abordagens acerca do tema através da postagem da Lys. Aqui você confere todos os blogs participantes. Serão abordados temas como: aborto, violência contra a mulher, lei Maria da Penha, exploração sexual da mulher brasileira para alavancar o turismo, espaço da mulher no mercado de trabalho dentre vários temas importantes para esse dia. Como gritamos pela valorização da mulher, paro de escrever agora pra escutarmos o que elas têm a nos dizer. Ninguém melhor do que elas pra discutirem o tema.

2 comentários:

Sonia H. disse...

Ótimo post, Lenhador!
Parabéns!

Scliar disse...

Valeu a divulgação. Gostei tambem das associaçoes entre "ouvir" e o "o grito das mulheres", que tem tudo a ver com seu blog! Senti falta de algum comentario sobre a (des) importancia da mulher na industria fonografica - não como cantora, compostiora, artista enfim. Mas desculpe a ignorância do fregues: existe mulher em alto cargo diretivo nos grandes selos? Bzus.