quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blog Action Day 2009: Sobre a 350.org pré COP15

O Blog Action Day 2009 acontece hoje. Já falei um pouco sobre essa mobilização aqui e hoje faço a minha parte escrevendo sobre mudanças climáticas. O movimento já tomou proporções satisfatórias. São mais de 13,188 blogs de 155 países atingindo cerca de 17,887,039 leitores em todo o mundo. E pra dar a minha contribuição falo aqui sobre um movimento muito interessante que luta pela vida amena na terra.

Recentemente foi publicado uma série de artigos científicos que mostram que se quisermos manter um planeta semelhante àquele em que a nossa civilização se desenvolveu devemos diminuir a quantidade de carbono na atmosfera das atuais 387 partes por milhão para pelo menos 350. E é nesse número emblemático que a organização 350.org se apoia.

Em dezembro deste ano acontece uma conferência sobre as mudanças climáticas em Copenhagen, a COP15, que reunirá diversos líderes mundiais para conceber um novo tratado global sobre redução das emissões de CO2. Alarmados pela urgência da necessidade de políticas positivas a 350.org convoca todo o mundo no dia 24 de outubro, seis semanas antes das reuniões da ONU em Copenhagen, para estampar o número 350 de forma que os líderes mundiais saibam onde queremos chegar com estes tratados.

Sabemos que grandes mudanças só acontecem com vontade política. E sabemos também que a vontade política só vem com muita pressão popular. Por isso é tão importante o envolvimento de todos nessa luta pra forçar que as ações sejam pensadas no nosso futuro e no futuro do planeta e não no lucro imediato das grandes corporações e soberania das grandes nações.

O número 350 é universal e rompe barreiras linguísticas e culturais. Devemos usar a nossa criatividade pra mostrar ao mundo esse número crucial. Milhares de ações das mais diversas formas já estão agendadas pra acontecer no dia 24/10. Dê uma olhada no mapa de ações e veja se já existe alguma em sua cidade. Se não existe, ainda dá tempo de começar uma. No final do dia serão publicadas todas as fotos e vídeos feitos durante o movimento e o número 350 será mais visível do que nunca.

A organização tem um grupo no flickr, perfil no youtube, página no facebook, conta no twitter, comunidade no orkut e no myspace. Manter contato não será o problema. Assista ao vídeo ilustrativo abaixo e faça a sua parte.

Nenhum comentário: