quarta-feira, 30 de junho de 2010

It Might Get Loud (2008)

It Might Get Loud é um documentário de Davis Guggenheim que aborda a guitarra elétrica focando em três grandes nomes do rock, Jimmy Page (Led Zeppelin), Jack White (White Stripes) e The Edge (U2). A idéia é mostrar como esses três guitarristas de distintas épocas e técnicas desenvolveram sua paixão pelo instrumento e modo de tocar.

A abertura invoca o lado bluesy cheio de alma do instrumento quando Jack White faz uma espécie de guitarra com um pedaço de madeira e alguns poucos materiais (entenda a simbologia da cena, não encare de forma literal). E é por esse lado que ele segue deixando evidente a sua inspiração em grandes nomes do blues como Son House. Assim Jack prioriza a essência e alma da guitarra e afirma que gosta de travar batalhas contra braços empenados e guitarras que desafinam. As referências no blues não param por aí, e o desafio é levá-las pra sua música, coisa que ele faz com maestria.

Jimmy Page é um caso diferente. Ele é tão relevante quanto Jimi Hendrix. É autor de riffs idolatrados na história do rock e considerado um guitarrista perfeito. É inspiração pra todas as gerações de guitarristas. Tem sua origem no blues e sabe transpor sentimento em suas composições. Usa a guitarra pra dialogar, sente-se a vontade, é romântico, é bluesy, é visceral e é hard.

The Edge, apesar de tocar de uma forma que eu não gosto e em uma banda que eu também não gosto, teve seu papel importante ao ser pioneiro em adotar toda a parafernalha possível de hardwares de efeito em suas composições. Chega a impressionar o tamanho de seu set e fica clara sua proposta de tocar poucas notas com muitos efeitos.

It Might Get Loud é um must-see só pelo fato de juntar esses três nomes. Aqui você acha o torrent em boa qualidade e aqui a legenda. Confira o trailler abaixo.

Nenhum comentário: