quarta-feira, 23 de junho de 2010

The Upholsterers - Makers Of High Grade Suites (2000)








Talvez poucos saibam, mas antes de Jack White virar o ícone pop que é hoje, ele tomava o lugar de aprendiz de estofador de mobília em Detroit, sua cidade natal. O amigo de família Brian Muldoon era o responsável pelo aprendizado de Jack e foi o homem que apresentou o punk ao garoto, além de levá-lo a tomar gosto pela música. Confira a entrevista em inglês no The Believer sobre esses anos de aprendizado.

E sim, essa história tem a ver com o álbum abaixo. O resultado desse contato foi a banda de pouco tempo de vida The Upholsterers com Jack White na guitarra e vocal e Brian Muldoon na bateria. A banda lançou apenas um single, Apple of My Eye, que veio no LP Makers Of High Grade Suites juntamente com Ain't Superstitious do Willy Dixon e Pain de Jack Star.

Aqui Jack White já mostrava seu talento promissor. O single tem uma pegada blues rock visceral com guitarra e vocal bem característicos do músico. E uma das coisas mais interessantes acerca desse single é que ele virou um raro artigo de colecionador. Na época foram lançados não mais do que 100 cópias, e dentro continha artigos de tapeçaria como apostilas, pedaços de lixa e o cartão comercial e propaganda da Third Man Upholstery, a tapeçaria do Jack White.

No aniversário de 25 anos de profissão de Brian Muldoon, em 2004, eles esconderam 100 cópias de uma gravação inédita dentro das mobílias refeitas por Brian. Nas palavras do Jack: "Nós colocamos 100 cópias em 100 peças aquela ano, e talvez, um dia, elas serão achadas. Essa é uma gravação que ninguém escutou e talvez nunca escutem, mas é uma cápsula do tempo legal."

Hoje o LP é vendido no ebay por 400 a 900 dólares. Confira via streaming Apple of My Eye.

Nome do arquivo: TU00MoHGS-lenhador.com
4shared, 11MB, 240Kbps.

Makers Of High Grade Suites
01. Ain't Superstitious
02. Pain (Give Me Sympathy)
03. Apple of My Eye

Nenhum comentário: