terça-feira, 14 de dezembro de 2010

André Abujamra - Mafaro (2010)

Mafaro é o 3º álbum solo de André Abujamra onde o experimentalismo é muito bem aplicado e as misturas fazem deste disco uma obra global. Aqui vemos música brasileira, levadas dos Bálcãs, ritmos africanos, latinos, reggae e rock. E ele afirma que o disco "não é um Frankenstein. Porque, para mim, tudo isso tem a ver". E continua dizendo: "Fui viajar para Praga e pirei com aquela música. Voltei e fui direto para o Maranhão, e pirei também. Aí fui tocar na África... Então essas coisas todas entraram no meu corpo. A minha cabeça é misturada mesmo." E toda essa mistura na cabeça de Abujamra é facilmente visualizada quando no disco ele toca guitarra, violão, baixo, percussão, samplers, acordeon, imbira, sintetizadores e bandolim. Além de fazer arranjos de metais e orquestras e, claro, de cantar.

O nome Mafaro quer dizer alegria na língua do Zimbabwe. O disco foi gravado em 12 estúdios diferentes fora os sons captados em gravadores móveis. O disco conta com participações de Zeca Baleiro, Evandro Mesquita, Luiz Caldas, Xis e Curumin. Tudo confluindo pra gerar um dos discos mais legais desse ano onde o experimentalismo instrumental é muito bem explorado e a voz funciona apenas como mais um instrumento nesse mar de referências. Confira via streaming no player abaixo "Origem", ótima faixa de abertura.

Download MafaroNome do arquivo: AA10M-lenhador.com
4shared, 158MB, 207~229Kbps.

Mafaro
01. Origem

02. Imaginação
03. Lexotan
04. A Pedra Tem Vida
05. Uma A Uma
06. O Amor É Difícil
07. Tem Luz na Cauda da Flecha
08. Logun Edé
09. Daunloudaram
10. Abuxiscuruma
11. Duvião
12. Mafaro

Nenhum comentário: