quarta-feira, 29 de julho de 2009

Resposta ao questionário de Sergio Perales Francisco

Recebi um email do Sergio Perales Francisco, professor e pesquisador universitário, pedindo que colaborasse com um trabalho que está desenvolvendo sobre blogs musicais. Respondi ao questionário e achei interessante publicá-lo aqui.

Qual a sua relação com a música?
Sou músico amador e ouvinte apaixonado. Comecei tocando violão quando pequeno. Tive algumas pequenas bandas tocando guitarra e depois tocando baixo. Hoje toco um pouco de gaita mas tenho a plena consciência do meu profundo amadorismo. rs

O que te levou a criar um blog?
Criei meu primeiro blog pois escrevi alguns textos que eu julgava interessantes e procurava um lugar pra expô-los, hoje não os vejo tão bem assim e não republicaria a maior parte deles. O blog de música surgiu sem pretensão alguma. A idéia era colocar alguns dos meus álbuns preferidos disponíveis pra download. A aceitação foi boa e os elogios me incentivaram a levar o blog pra frente.

Qual a periodicidade de atualização?
Isso depende de inúmeros fatores. O principal deles é a faculdade. Faço engenharia e tem hora que o bixo pega. Mas procuro postar pelo menos quatro álbuns por semana.

Faz tudo sozinho ou possui colaboradores?
Faço tudo sozinho. Já tive ajuda do André e do Pierre que escreveram alguns releases, mas normalmente eu que cuido dos detalhes técnicos e eu que escrevo os textos.

Possui comunidade no orkut, myspace e etc?
O blog tem comunidade no orkut e na last.fm. Tem também perfil no orkut, no twitter e na last.fm.

O que a música significa para você?
Música é essencial em quase todos os momentos da vida. É a maneira mais gostosa de aprender história e tem o poder de moldar sentimentos.

Obs.: tomei a liberdade em responder as três perguntas abaixo de uma só vez.

Fale sobre a revolução que o mp3 (ou outros formatos) trouxe para a música.

Alguns dizem que estas transformações são ruins para os músicos que não tem como obter retorno sobre suas criações, outros dizem que quem está mesmo sendo afetado é o setor de gravadoras. Por outro lado, vemos surgir um número impressionante de novas bandas de todos os lugares do planeta e ao mesmo tempo algumas pessoas anunciam o fim do universo das megaestrelas pop. Você poderia comentar estas afirmações?

O jovem hoje em dia tem uma relação com a música diferente dos jovens de outras épocas?

Os formatos digitais de mídia junto com a massificação da internet tornaram o ato de conhecer um álbum instantâneo e gratuito na prática. Isso mudou a forma como consumimos música hoje. As bandas independentes ganharam um espaço próprio e quem soube aproveitar o máximo dessa plataforma acabou se dando bem. Somando isso temos que o consumidor se tornou mais exigente e não compra um álbum sem realmente saber o que está levando pra casa. E isso é ótimo. O fetiche por ter um CD físico não acabou e nem vai acabar, portanto de modo geral os consumidores continuam comprando os álbuns de que mais gostam, ou pelo menos comprariam se estes não fossem tão caros. Ao invés de venderem muitas cópias de poucos álbuns as gravadoras devem vender menos cópias de vários discos. E isso é lógico quando pensamos o quão plural são os gostos de cada um. Empresas mais visionárias, como a gravadora Trama, já enxergam o que acontece na internet e disponibilizam os álbuns pra download gratuitamente. Só que agora, assim como na TV aberta, o disco será financiado por uma grande empresa que vinculará sua imagem ao disco. Sei que isso é controverso mas é uma saída. Acesso livre aos discos promovem as bandas da melhor forma e isso lota os shows e vendem camisetas e etc. Ou seja, é um loop que a indústria não sai perdendo. O que se faz necessário é rever as práticas comerciais. Quando lançaram o VHS falaram que a indústria cinematográfica iria falir pois seria possível gravar e revender os filmes. Isso passou longe de acontecer e é o que acontece agora só que com as mídias digitais ao invés do VHS. Uma coisa é certa, a indústria é a última que sai perdendo.

Você considera que o que faz seja uma atividade perigosa?
Não. O máximo que pode acontecer é fecharem o blog de uma hora pra outra.

Você considera o que faz como jornalismo ou literatura? Tem alguma relação com estas profissões ou gostaria de ter?
Não. Pensar em ganhar pra escrever sobre música não é uma má idéia pois gosto de fazer isso. Mas o que faço no blog é por pura diversão e não ganho dinheiro algum com isso.

Fale sobre os princípios éticos nas relações entre os blogueiros musiciais com seu público.
Como falei o blog surgiu sem pretensão alguma. Não ganho dinheiro com isso portanto não aceito que exijam mais do que ofereço por prazer. Posto só as bandas que gosto e sempre que posso escrevo um pouco sobre cada álbum. O blog não oferece um conteúdo certo, sendo que isso varia de acordo com o que eu estou escutando mais no momento. Recebo vários emails de bandas independentes pedindo que tenham seus álbuns divulgados e sempre ouço o trabalho de cada uma e posto quando acho que merecem destaque.

Nenhum comentário: